01 de julho de 2020 - 12h04

Após Roberto Jefferson proibir aliança com Marquinhos Trad, PTB/MS emite nota se explicando

Em live feita no domingo, Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, pede que partido não apoie reeleição de Marquinhos Trad

POLÍTICA
Delcídio (de pé) emitiu nota para explicar declarações de Roberto Jefferson (à direita na foto) - DIVULGAÇÃO/PTB

O diretório do PTB/MS, presidido pelo ex-senador Delcídio do Amaral, se explicou acerca das declarações do presidente nacional do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do Mensalão, ao pedir que o partido não deveria apoiar a reeleição do prefeito Marquinhos Trad por ele ser “gente que não merece confiança”. Segundo o PTB/MS, as falas de Jefferson durante uma live promovida por um pré-candidato a vereador de Campo Grande, dizem a “fatos pretéritos que não interferem, de maneira nenhuma, nas articulações atuais relativas às eleições municipais de 2020”. Jefferson não engole o fato de Nelsinho Trad ter sido eleito pelo partido, em 2018, e ter ido para o PSD e ainda levado mais dois senadores da bancada. 

Mesmo com Jefferson citando nominalmente Marquinhos e toda a sua família (o senador Nelsinho Trad, o deputado federal Fábio Trad), a nota diz que Marquinhos não é igual o irmão mais velho, Nelsinho Trad: “o Prefeito de Campo Grande tem uma caminhada diferente do seu irmão senador”.

O PTB Nacional, recentemente, foi um dos partidos que aceitou cargos do governo Jair Bolsonaro em troca de apoio no Congresso. Jefferson, que participou de todos os governos desde a redemocratização em 1988, agora defende com unhas e dentes o presidente Bolsonaro.

Delcídio do Amaral é o presidente do PTB/MS e negocia apoio à reeleição de Trad na prefeitura 

Meu avô dizia: ‘se você faz negócio com um safado e o safado te passa para trás; tudo bem, é da vida. Mas se você faz de novo um negócio com aquele safado, é porque você é burro ou safado também’. Só faz trato com quem não tem palavra, quem não tem palavra”, comentou Jefferson, ao citar a aliança com Marquinhos e a família Trad.

Ele ainda manda um recado diretamente a Delcídio, que por ironia, foi o relator da CPI do Mensalão quando era senador do PT, em 2005:

“Delcídio eu estou fazendo um apelo aí, meu irmão: com esse cara (Marquinhos) não vamos não; não vamos com esse ‘Tradinho’ aí prefeito na Capital não, porque nós vamos ficar tristes”.

A nota diz que o PTB/MS comunica todas as negociações para eleições com o diretório nacional e já teria comunicado o andamento das alianças em Campo Grande, em ligação na manhã de segunda-feira, após a live, então. A nota também é assinada pelo deputado estadual Neno Razuk.


Confira o vídeo, a citação começa a partir de minuto 32:00.