Mayara de Sá Chaves | 19 de junho de 2020 - 13h05

A partir de hoje, uso de máscara também é obrigatório nas ruas da Capital e dentro de veículos

Novo decreto foi publicado nesta sexta-feira (19)

NOVO DECRETO
O decreto ainda determina que os estabelecimentos públicos e privados devem coibir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscaras - (Foto: Amanda Vieira/JP)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio do Decreto nº 14.354, publicado no Diário Oficial (Diogrande) desta sexta-feira (19), determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial, a partir de hoje, em todos os espaços públicos e privados, fechados e abertos, inclusive veículos com mais ou um passageiro. Mas apesar da obrigatoriedade, ninguém será multado caso desrespeite a regra. Como ao município não compete multa relativa ao trânsito, a única forma de cobrar o uso por enquanto é com campanha de conscientização.

De acordo com o decreto, a obrigatoriedade do uso de máscaras deve ser respeitada em áreas comuns, tanto de condomínios, como elevadores de prédios residenciais e comerciais. Espaços públicos, inclusive ao ar livre e espaços privados como estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.

A obrigação só não se aplica a crianças menores de 4 anos, pessoas com alguma deficiência que impossibilite o uso das máscaras e durante a prática de exercícios físico em geral.

O decreto ainda determina que os estabelecimentos públicos e privados devem coibir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscaras. Caso as pessoas e se recusem a cumprir a determinação, serão considerados infratores e responderão por crime descumprimento de medida sanitária preventiva e de desobediência.