11 de junho de 2020 - 08h15

Universidade de MS colabora no monitoramento dos casos confirmados de covid-19

Os enfermeiros da USU irão acompanhar, por meio de contato telefônico, as pessoas que estão em isolamento domiciliar, diagnosticadas com coronavírus

MONITORAMENTO
Sala disponibilizada pela UFGD para monitoramento remoto dos casos confirmados de covid-19 em Dourados - Foto: Divulgação

Uma ação conjunta entre a Chefia de Gabinete da UFGD, a Unidade de Suporte à Urgência (USU-UFGD) e a Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (COIN-UFGD) resultou na disponibilização de uma equipe de enfermeiros da USU e de uma sala equipada com computadores, telefone e Internet na Unidade 1, para colaborar com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados, no monitoramento remoto dos casos confirmados de covid-19 na cidade.

Os enfermeiros da USU irão acompanhar, por meio de contato telefônico, as pessoas que estão em isolamento domiciliar, diagnosticadas com o novo coronavírus, pedirão informações sobre as condições de saúde e transmitirão as orientações técnicas necessárias. Iniciado em 2 de junho, esse serviço é realizado das 7h às 12h e das 16h às 21h. No entanto, o local está 24h à disposição para o trabalho da vigilância epidemiológica.

Além disso, na tentativa de desacelerar a disseminação, a USU também entrou na equipe que faz as visitas técnicas nas empresas para orientação sobre medidas preventivas e de barreira sanitária.

A Universidade iniciou esses trabalhos a pedido do Ministério Público Federal e o monitoramento remoto atua no fluxo profissional de saúde-paciente, ao contrário do Disk Covid-19 que já é realizado pela Prefeitura de Dourados e recebe as dúvidas da população, pelos números (67) 98468-8386 e (67) 98468-8259.