Secretaria de Saúde de MS elabora estratégia de combate ao coronavírus no Sudoeste de MS
O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (25) mostra que Guia Lopes da Laguna tem 183 casos confirmados da doença
CORONAVÍRUSO Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, em conjunto com diversas instituições relacionadas à segurança pública no Estado, elaborou uma série de estratégias para reforçar as ações de combate ao coronavírus na região sudoeste do Estado. Os trabalhos tiveram início na última sexta-feira (22) e seguem até 04 de junho.
O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (25) mostra que Guia Lopes da Laguna possui 183 casos confirmados da doença, o segundo maior resultado do Estado, enquanto Bonito tem 30 pessoas contaminadas e Jardim 28.
A ação elaborada pela SES inclui a intensificação das barreiras sanitárias nas divisas de Guia Lopes da Laguna e uma maior fiscalização do cumprimento dos Decretos Estadual e Municipal em vigor.
No planejamento estratégico está previsto, ainda, aumentar a divulgação do Disk Denúncia para que a população possa denunciar infectados que desobedecem a notificação de casos confirmados, assim como intensificar o monitoramento dos pacientes em isolamento domiciliar.
Outra importante medida é ampliar o horário de atuação da Equipe de Saúde da Família na Unidade de Saúde de Guias Lopes da Laguna e realizar treinamento para ampliar as equipes de Unidade de Resposta Rápida da Secretaria Municipal de saúde de Guia Lopes, assim como implantar duas unidades móveis, uma para Jardim e outra para Bonito.
E, por fim, distribuir as máscaras de tecido aos 10,4 mil habitantes de Guia Lopes da Laguna e 24,4 mil habitantes de Jardim, totalizando 34,7 mil máscaras.
Participam deste plano de ação autoridades de órgãos ligados à saúde e à segurança pública do Estado e dos municípios, como a Polícia Civil e Militar; Corpo de Bombeiros Militar, PRF, Defesa Civil, Sejusp, entre outros órgãos.
“Precisamos intensificar o isolamento nessa região, é importante e fundamental para conter o avanço da doença, por isso, são fundamentais essas medidas e o apoio dessas instituições, é um adicional para o grau de gravidade que estamos vivendo”, ressalta o titular da pasta, Geraldo Resende.