Daltro recebido com festa em aldeia na entrega de patrulha mecanizada
InteriorOs equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado e cedidos à Prefeitura dentro do programa Aldeia Produtiva lançado como instrumento de fomento e incentivo a agricultura de subsistência em 64 aldeias indígenas. Só nas duas aldeias de Sidrolândia as patrulhas darão suporte ao preparo de até 600 hectares.
Juntas as duas comunidades atualmente cultivam em torno de 300 hectares, com baixa produtividade. Um dos obstáculos para expansão é exatamente a falta de implementos agrícolas. O trator da Lagoinha está a espera de conserto há mais de seis anos. Na Córrego do Meio o preparo do solo é feito por um trator cedido pela Prefeitura, que paga o óleo diesel e o tratorista.
Os equipamentos ficarão sob responsabilidade de cada uma das associações das aldeias que receberão da Prefeitura R$ 560,00 por mês para o pagamento do tratorista, além de uma cota de 2 mil litros (mil litros por aldeia). A utilização dos tratores será feita sob supervisão dos coordenadores municipais de Políticas Indígenas, Valcélio Figueiredo e professor Jader Gabriel.
O prefeito foi recepcionado por uma comitiva de cavaleiros terenas da Córrego do Meio, caracterizados com pintura de guerra e ostentando vistosos cocares. Daltro Fiúza, que recebeu um cocar, completou a cavalo o trajeto até a sede da aldeia, que tem duas lideranças fortes (Messias e Elisur).
“Espero que vocês cheguem a um entendimento e que este trator seja bem conservado e ajude a melhor as condições de vida da comunidade”, destacou Daltro Fiuza.