Guia Lopes da Laguna decreta 'bloqueio total' no município até o dia 14
Ficou decretado que a saída dos moradores será de acordo com o mês de nascimento
COVID-19 EM MSNa noite de ontem (7), o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini (PSDB), decretou estado de ‘lockdown’ no município após o frigorífico da cidade dar férias coletiva aos funcionários. Segundo informações, pelo menos sete testarem positivo para o Covid-19. Dos casos confirmados, seis são homens e uma mulher, conforme as informação repassadas da secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Christine Maymone na live de hoje (8). A cidade é a primeira de MS a decretar a decisão que vale até o próximo dia 14.
O decreto diz que a saída dos moradores será de acordo com o mês de nascimento. As pessoas podem sair de casa até duas vezes na semana, mas exclusivamente para atender necessidades básicas, como ir ao mercado ou drogarias. Para sair de casa será obrigatório o uso das máscaras.
As agências bancárias, casas lotéricas e outros serviços podem abrir, mas seguindo as orientações de biossegurança e com uma pessoa por vez entrando no interior dos estabelecimentos. Restaurantes e lanchonetes somente a pronta entrega.
No decreto, Scapini havia limitado a circulação dos veículos nas BRs 060 e 267. Porém ele foi orientado de que as rodovias federais não são de competência do município, e a proibição foi retirada do documento.
“Fizemos assim para assegurar que a população fique em casa. Até na semana passada, o povo não estava acreditando. Mas agora assustou, são sete casos confirmados e mais dez exames coletados ontem”, afirma Scapani.
Confira a escala com o mês de nascimento de quem pode sair de casa:
Maio, junho, julho e agosto - Às quartas e sábados
Setembro, outubro, novembro e dezembro - Às segundas e quintas