Carlos Ferreira | 07 de maio de 2020 - 18h00

Caarapó recebe homens infectados e prefeito teme que dezenas de pessoas já estejam com coronavírus

Os homens participaram de um culto com aproximadamente 31 pessoas. A partir de amanhã (8) várias regras passam a valer na cidade

NO INTERIOR
Os homens não sabiam que estavam com o vírus e decidiram então procurar a unidade de saúde do município, onde passaram por exames. O resultado com a confirmação foi divulgado na tarde de ontem (6) - Foto: Reprodução

Caarapó está em pânico após a visita de dois homens de 43 e 45 anos infectados no município. Eles vieram de Osasco (SP) e estavam fazendo uma visita no distrito de Nova América. A informação é que ela estiveram em um culto com aproximadamente 31 pessoas. As informações foram confirmadas hoje (7) em uma live pela Secretaria de Saúde de Caarapó. O prefeito da cidade, André Nezzi (PDT), teme que dezenas de pessoas já estejam contamidas após o contato com os homens.

Após se sentirem mal, os homens decidiram então procurar a unidade de saúde do município, onde passaram por exames. O resultado com a confirmação foi divulgado na tarde de ontem (6).

Nesta tarde, o prefeito divulgou várias medidas nas redes sociais que passam a valer a partir de amanhã (8) na cidade, entre elas o uso da máscara passa a ser obrigatório na cidade, seja proprietário de estabelecimentos, funcionários, clientes, casas lotéricas, indústrias, bancos e repartições públicas. Também será obrigatório o uso de máscara para pessoas que aguardam em filas ou que se utilizam de transportes de passageiros como: ônibus, vans, kombi e táxi. Empresários e comerciantes que desobedecerem poderão ainda ter interdição por 30 dias de seus alvarás de funcionamento ou até mesmo cancelados.

Além do uso das máscaras, a prefeitura recomendou a suspensão temporária dos cultos, missas e demais celebrações nos templos religiosos por 15 dias. Caso resolvam realizar, o local não poderá ter mais que 30% de sua capacidade, manter o distanciamento e a higienização das pessoas e exigir o uso obrigatório de máscaras, além de proibir a entrada de crianças até cinco anos e idosos acima de 60 anos. Já no distrito de Nova América fica proibido os cultos e missas por 15 dias.

O toque de recolher continua a partir das 22h, porém a determinação é que fechem os bares, conveniências e similares que desrespeitarem as regras, ou seja, ultrapassando o horário estipulado de funcionamento, ou permitir aglomeração de pessoas no local ou na frente do estabelecimento. Em Nova América o toque de recolher começa a valer a partir das 19h.

Com mais 23 exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 311. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 32 casos suspeitos.