O capitalismo na visão de Bill Gates e Warren Buffett
LançamentoLançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier, Capitalismo Criativo questiona o pensamento convencional sobre o nosso sistema econômico. As novas e controversas idéias são discutidas por mais de 40 renomadas personalidades, entre elas três ganhadoras do Prêmio Nobel. Trata-se de um guia para a nova economia global que emerge à medida que o capitalismo se adapta de novo para mudar o mundo.
Muitos empresários e líderes famosos abordam a filantropia com a grande ambição de mudar as regras do jogo. Bill Gates, um dos empresários mais bem sucedidos do mundo, foi o responsável - juntamente com os gigantes dos negócios mundiais - por lançar o conceito de Capitalismo Criativo, segundo o qual as soluções para os inúmeros e imensos problemas mundiais não podem ser resolvidos pela filantropia particular. A sua solução deve vir do próprio capitalismo.
Organizado pelo escritor e jornalista Michael Kinsley, Capitalismo Criativo começou como uma inédita conversa virtual que reuniu algumas das maiores mentes do mundo para debater a proposta de Gates. De Warren Buffet a Lawrence Summers, que se preocupa com as consequências dos diversos objetivos corporativos, os ensaios abordam amplo um espectro de opiniões.
O autor mostra, por meio dos diversos escritores, o quanto é complicado fazer o bem, mas que ainda assim é possível. "Todos querem fazer o bem, de estudantes universitários e atores de Hollywood, até a alta sociedade de Nova York e CEOs. Acontece que existem problemas.
A moda de fazer o bem nas grandes corporações é especialmente problemática, uma vez que as corporações são entidades fictícias que existem, por lei, com o propósito específico de atender aos interesses de seus acionistas", afirma Kinsley.
Este é um livro sobre a possibilidade de expandir o capitalismo e usá-lo para solucionar problemas que antes eram destinados à caridade ou ao governo. Incorporar uma vida boa no sentido moral a uma vida boa no sentido material é uma questão que indivíduos e corporações enfrentam.
O livro traz um conjunto de ensaios críticos sobre o capitalismo criativo, escritos por um conjunto de pessoas inteligentes e influentes no mundo todo.