Exposição aborda o intestino grosso
ExposiçãoNo local, será exposta uma réplica do órgão: o Intestino Gigante (IG). A ação conta com a parceria da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino (ABRAPRECI) e com o apoio da Unimed.
O objetivo é conscientizar o público sobre os fatores de risco, prevenção, detecção e tratamento do câncer de intestino grosso - cuja incidência é crescente no Brasil principalmente em função dos hábitos alimentares e estilo de vida da população.
O IG retrata lesões, como o pólipo, tumor responsável pelo aparecimento do câncer, quando não diagnosticado e extraído em tempo hábil. Além disso, os visitantes poderão ver as lesões enquanto recebem mensagens sobre a prevenção do câncer colorretal por meio de vídeos de curta duração, que serão apresentados em quatro pontos no interior do IG.
Folhetos informativos sobre a prevenção do câncer do intestino grosso (ou colorretal) também serão distribuídos aos visitantes.
Após a inauguração em São Paulo, em outubro de 2004, a exposição já visitou cidades como Rio de Janeiro, Recife, Goiânia, Maceió, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Vitória, São José dos Campos, Manaus, dentre outras.
O IG também já foi apresentado em Montreal – Canadá, durante o World Congress of Gastroenterology, através de um convite do International Digestive Câncer Alliance (IDCA). Até agora, aproximadamente 70.000 pessoas já visitaram o Intestino Gigante.
Como funciona a exposição
Além das reproduções das doenças e dos vídeos, ao final da exposição, o visitante poderá tirar suas dúvidas com os nutricionistas, enfermeiros, médicos e estudantes de Medicina que estarão de plantão no local.