Plano de biossegurança é aprovado, mas data de volta às aulas na UFMS não está confirmada
Ainda segundo o plano de segurança, cada uma das unidades da Universidade no Estado deverá elaborar e planejar um cronograma de retorno
FEDERALPrevista inicialmente para voltar as aulas no dia 11 de maio, foi aprovado ontem (30) o plano de biossegurança da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Entre as medidas, a utilização de máscaras respiratória será obrigatória para todos que estiverem no campus da universidade. Outra iniciativa vai ser o início da campanha “Eu Respeito” que tem o intuito de divulgar as informações sobre a covid-19 e das suas medidas de prevenção.
Dentre as especificidades o documento que tem 18 páginas, estabelece as medidas de prevenção que devem ser tomadas não só pela instituição, mas também pelos alunos e servidores.
Os servidores e estudantes que tiverem filhos em idade escolar ou inferior, terão direito ao trabalho semipresencial e ao regime especial, enquanto vigorar norma local que suspenda as atividades escolares ou em creche, conforme o plano.
As atividades de ensino, pesquisa e administrativas, deverão ocorrer de forma escalonada, com a medida de distanciamento social e obedecendo à regra de 30 a 70% de ocupação nas edificações, de acordo com as etapas e ações.
Ainda segundo o plano de segurança, cada uma das unidades da Universidade no Estado deverá elaborar e planejar um cronograma de retorno, considerando “o número de servidores que atuam em cada setor e o princípio de escalonamento; o fluxo de uso dos espaços sob sua responsabilidade; o fluxo de atendimentos e demandas; a necessidade de atividades presenciais por semestre e curso, com foco nos estudantes concluintes em 2020 e, preferencialmente as turmas subsequentes, com atenção especial aos estudantes ingressantes”.
A cada semana o COE (Comitê Operativo de Emergência) avaliará a situação de cada região, resultando em três situações: baixa, moderada e alta probabilidade de disseminação da covid-19. Os dados serão avaliados referente à população do município/região, de acordo com os dados do IBGE.
A data de volta as aulas ainda não está confirmada, a confirmação será divulgada nos próximos dias.