Iury de Oliveira | 14 de abril de 2020 - 18h23

UFMS promove plantão jurídico para duvidas trabalhistas

As dúvidas recebidas serão registradas no sistema da pratica acadêmica, e para isso, haverá uma interação por email

DIREITOS TRABALHISTAS
Segundo Aurélio a base do projeto é a interação do acadêmico com casos práticos - Foto: Reprodução

A UFMS está promovendo um plantão jurídico a distância, que começa amanhã (15) e vai até 8 de maio. Nesse plantão as pessoas poderão encaminhar dúvidas relacionadas a eventuais lesões de direitos trabalhistas, medidas provisórias em vigor que tratam da redução da jornada de trabalho, suspensão de contrato, demissões, dentre outros, diante o cenário de enfrentamento do coronavírus.

As duvidas recebidas serão registradas no sistema da pratica acadêmica, e para isso, haverá uma interação por email para que se tenha todas as informações necessárias para se responder a demanda.

O coordenador do projeto, Aurélio Briltes, ressalta a importância dessa etapa, que segundo ele as pessoas mandam informações incompletas, impossibilitando a análise correta do caso.

Após essa etapa, as dúvidas são analisadas por acadêmicos, professores e advogados voluntários de forma remota, e então, respondidas por email.

Segundo Aurélio a base do projeto é a interação do acadêmico com casos práticos. “Há a necessidade de se responder as demandas em uma linguagem acessível, mas sempre com a fundamentação legal e sempre sob a supervisão do professor”, alega.

Diante da quarentena, as respostas serão dadas num intervalo de tempo, que permitam, mesmo a distância, a interação na extensão universitária entre professor, acadêmico e sociedade, tanto no que diz respeito às análises das demandas sociais, quanto na formação acadêmica que o Escritório Modelo de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMS (EMAJ/FADIR/UFMS) promove por meio dos projetos de extensão.

Para entrar em contato com o plantão, é necessário mandar um email com o assunto “Plantão Jurídico” no emaj.fadir@ufms.br.