Em MS, quase metade da safra de soja 2019/2020 já foi comercializada
Até a segunda semana de fevereiro, Mato Grosso do Sul comercializou 3,5 mil toneladas de soja
AGRONEGÓCIODe acordo com reportagem da Famasul, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul comercializaram, até 10 de fevereiro, 46,5% da safra de soja 2019/20. Segundo levantamento da Granos Corretora, houve avanço de 8 pontos percentuais comparado ao índice apresentando em igual período da safra 2018/19.
O preço médio da saca no mês de fevereiro ficou em R$ 73,63. No comparativo com mesmo período do ano passado, o aumento nominal foi de 10,6%, quando a saca da oleaginosa havia sido cotada a R$ 66,53. “As cotações do grão subiram e permanecem sustentadas pela forte demanda, pelo baixo excedente de soja e pelas valorizações da moeda americana”, afirma a analista técnica do Sistema Famasul, Bruna Dias.
Até a segunda semana de fevereiro, Mato Grosso do Sul comercializou 3,5 mil toneladas de soja. A China aparece como o principal destino, com 90,1% do total das exportações desta comoditie e, em seguida, a Tailândia, com 9,8% da receita.
Lançamento da Colheita – A Aprosoja/MS e o Sistema Famasul divulgaram, na sexta-feira (14), em Campo Grande, as perspectivas para a colheita da soja safra 2019/2020. Segundo o levantamento do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), a estimativa é que a produção seja de 9,9 milhões de toneladas, um recorde em Mato Grosso do Sul, com aumento de 12,5% em relação ao ciclo anterior.
O levantamento indica que, nesta safra, a área plantada será de 3,1 milhões de hectares, um aumento de 6,18% frente à última temporada, que foi de 2,9 milhões de hectares. A produtividade deve ser de 52,1 sacas por hectare.
A analista técnica do Sistema Famasul, Tamiris Azoia, explica que o aumento da área de plantio é benéfico para o estado. “A expansão da cultura da soja em Mato Grosso do Sul tem ocorrido sobre pastagens degradadas, o que gera benefícios agronômicos, sociais e ambientais".
Ainda conforme o departamento técnico, a colheita da soja já atingiu cerca 5% em todo o estado, que é o 5º maior produtor de soja do país. Nas primeiras posições estão Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
Milho – Para Mato Grosso do Sul, a expectativa de área plantada é de 1,9 milhões de hectares.