Memória A Crítica: Sem-terra pede socorro a deputados após invasão e repressão
O projeto Memória A Crítica apresenta fotos de seu acervo, contando a história de MS
HISTÓRIADeputados estaduais recebem representantes do Movimento dos Sem Terra que ocuparam o prédio do Ministério da Fazenda (ficava na rua 14 de Julho, onde funciona a FUNSAT nos dias de hoje) e tiveram confronto com a Polícia Militar. Na foto, Zeca do PT, que havia articulado a reunião com o presidente da Casa, Londres Machado. O petista seria eleito governador pouco meses depois daquela reunião, realizada no dia 19 de março de 1998.
A invasão do prédio da Fazenda, ocorrida no dia anterior, teve a participação de 400 trabalhadores do MST, e foi tensa quando um grupo de 15 policiais militares tentaram entrar pelos fundos do prédio. Os sem-terra fizeram barricada e os militares começaram a bater com cassetetes. A principal reinvidicação, organizada nacionalmente, era por mais verba para infraestrutura nos assentamentos e fundos para investimento nos mesmo locais.
Zeca do PT
José Orcírio Miranda dos Santos, mais conhecido como Zeca do PT, já foi deputado federal, deputado estadual e governador de Mato Grosso do Sul, por dois mandatos. O político também já atuou como presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região. É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no estado, integrando o Campo Majoritário.
Candidatou-se a governador do Mato Grosso do Sul, nas eleições de 1998, pulando de 2% das intenções de voto, nas pesquisas, para uma vitória de 61% dos votos válidos, no segundo turno. Reelegeu-se em 2002, com 53% dos votos válidos.
Londres Machado
Londres Machado foi por duas vezes governador interino de Mato Grosso do Sul. É o atual recordista brasileiro de legislaturas consecutivas, com mandatos sucessivos iniciados em 1971.
Seus primeiros mandatos como deputado estadual foram conquistados nas eleições de 1970 e 1974 ainda pelo antigo estado de Mato Grosso.
Akira Otsubo
Akira Otsubo é vice-prefeito de Bataguassu e, segundo informações, é pré-candidatíssimo a prefeito do município, pelo MDB.
Segundo o site Hoje Mais, Akira já foi vereador por Três Lagoas, por três mandatos; deputado estadual por sete mandatos e, por uma vez, deputado federal, antes de ser eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual prefeito Caravina, nas eleições de 2016.
Paulo Corrêa
Paulo José Araújo Corrêa é um engenheiro civil e político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira. Atualmente exerce seu sexto mandato como deputado estadual em Mato Grosso do Sul.
Foi secretário estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano no Governo Pedro Pedrossian, e é deputado estadual desde 1997, cumprindo atualmente seu sexto mandato. Foi filiado ao PTB, PL, PR e está no PSDB desde abril de 2018, atual presidente da ALEMS.