Saiba como colocar a placa Mercosul no seu carro
Mesmo os veículos que não se enquadram nas situações obrigatórias podem adotar as novas chapas; confira como ficarão os caracteres da sua
NOVA PLACAA Resolução nº 780/2019 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) dispõe sobre o novo sistema de PIV (Placas de Identificação Veicular (PIV). Além de tratar do processo de adoção e do detalhamento das chapas, o texto afirma que é possível adotar voluntariamente a placa Mercosul.
Na transição das placas cinza para Mercosul, é feita a substituição automática do segundo caracter numérico por uma letra, conforme padrão estabelecido pela determinação.
Confira o texto na íntegra:
Como ficará a sua placa Mercosul
No caso de substituição do padrão LLL NNNN pelo Mercosul LLLNLNN, é adotada a seguinte tabela equiparativa, para substituição do antepenúltimo caracter, de número para letra, a fim de que haja uma relação direta entre a antiga e a nova placa:
Veja o exemplo: A placa anterior ABC 1234 será substituída pela nova placa com o padrão alfanumérico ABC1C34.
A faixa de letras de “A” a “J” será utilizada apenas para a conversão do modelo antigo para a placa Mercosul, de forma a permitir a convivência entre ambos os modelos e possibilitar a consulta por ambos os critérios de chapas.
Será possível escolher os caracteres da placa?
O reportagem questionou ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) se o proprietário poderá escolher a combinação de números e letras da nova placa padrão Mercosul. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a possibilidade de alterar o código alfa-numérico da chapa será determinada por cada Departamento de Trânsito (Detran).
Provavelmente os Detrans que já oferecem o serviço o manterão ativo.
Passo a passo para solicitar a placa Mercosul
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, o interessado em realizar o emplacamento deve:
- Realizar os procedimentos de emissão do CRV descritos no portal do Detran;
- Procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão;
- Realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação, que será – no estado – realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.
As novas placas são obrigatórias nas seguintes situações:
- Primeiro emplacamento;
- Alteração de categoria;
- Mudança de município ou de estado;
- Ocorrências de furto, roubo, extravio ou dano;
- Segunda placa traseira.