Da Redação com Agência do Rádio | 28 de janeiro de 2020 - 15h26

Bolsonaro demanda investigação de falhas no Enem para saber se foi “falha humana”

Ao todo, 5.974 candidatos foram atingidos pelo erro na correção

INVESTIGAÇÃO
“esse tipo de problema não pode acontecer”, disse o presidente - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

As inconsistências na contabilização e correção do Enem serão investigadas. O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta manhã (28) que vai apurar se a falha no Enem foi erro do governo, "falha humana" ou sabotagem. O Ministério da Educação chegou a minimizar a falha, dizendo que o erro atingiu "alguma coisa como 0,1%" dos candidatos que prestaram o exame, no entanto, para o presidente, “esse tipo de problema não pode acontecer”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, 3,9 milhões de pessoas fizeram as provas em 3 e 10 de novembro. Ao todo, 5.974 candidatos foram atingidos pelo erro na correção.

A queda na nota pode representar a perda da vaga em uma universidade federal, disputada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O desempenho no Enem é critério para concorrer a uma das 237 mil vagas em todo o país – quanto maior a nota, maior a chance de entrar.