Imasul prepara termo de cooperação com o Amazonas para modernizar licenciamento ambiental de MS
O Imasul prepara um termo de cooperação técnica com o Ipaam para a viabilizar a implantação do sistema informatizado de licenciamento ambiental utilizado pelo Estado da região Norte.
MEIO AMBIENTEO Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) prepara um termo de cooperação técnica com o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) para a viabilizar a implantação, em Mato Grosso do Sul, do sistema informatizado de licenciamento ambiental utilizado pelo Estado da região Norte.
A decisão foi tomada pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges, após encontro com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ocorrido na semana passada, em Manaus. A diretora de Desenvolvimento, Thaís Caramori, e o analista de Tecnologia da Informação, do Imasul, Ailton Oliveira, acompanharam a visita técnica.
“Nós fomos ao Amazonas conhecer o sistema informatizado de licenciamento e monitoramento ambiental utilizado pelo Ipaam. No Imasul, nós já temos o sistema da Outorga de Uso de Recursos Hídricos, o nosso Cadastro Ambiental Rural e o eFlorestal. Nosso objetivo agora é modernizar o licenciamento ambiental. Queremos dar mais celeridade na análise de processos de licenciamento, evitar análise subjetiva, informatizando o direcionamento, com modelos padrão de relatório, parecer e vistoria”, informou André Borges.
Segundo o diretor-presidente do Imasul, “esse foi o primeiro passo para nós viabilizarmos o termo de cooperação técnica para o intercâmbio de sistemas. O Amazonas tem um sistema de licenciamento ambiental que nos interessa e atende. Nós, temos o sistema de outorga de uso de recursos hídricos, que interessa ao Ipaam. O termo prevê a customização do sistema para a nossa realidade, de acordo com o nosso regramento de licenciamento ambiental. Esse trabalho será feito pela Universidade Federal de Lavras, que desenvolveu o software. A previsão é de que o sistema seja implantado em 2020”.