Da saúde à rota bioceânica: os Estudos Fronteiriços em debate no MS em Pesquisa
Mais uma edição do MS em Pesquisa já está disponível na programação da TV Assembleia
FRONTEIRASMais uma edição do MS em Pesquisa já está disponível na programação da TV Assembleia. Desta vez, o tema é Estudos Fronteiriços, campo do conhecimento que se dedica a investigar fenômenos sociais ou não incidentes nas regiões de fronteira. Mato Grosso do Sul possui vasta área de divisa entre países, o que põe o Estado como grande investigador sobre o tema, sendo destaque nacionalmente.
Em Campo Grande, uma parceria entre Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Comando Militar do Oeste (CMO) permitiu a criação do Centro de Estudos sobre Fronteira General Padilha, o que possibilitou um incremento na produção científica sobre o tema. O espaço é aberto ao público e foi um dos assuntos da conversa com o coordenador do Grupo de Estudos sobre Fronteira da UEMS, o doutor em Economia Mateus Boldrine Abrita.
Segundo Mateus, o Centro de Estudos pode colaborar tanto em problemas sociais, que são bastantes presentes em locais de fronteira seca, como é o caso de Ponta Porã, bem como em projetos macro-econômicos e de grande porte e seus impactos. A implantação do corredor bioceânico é um exemplo disso.
O MS em Pesquisa é exibido no canal 9 da Net, em Campo Grande, às 16h30, nas terças e quintas-feiras, às 15h, aos sábados, e às 16h, aos domingos. Também é possível conferir nosso programa e outros já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.