Projetos do Executivo e Judiciário começam a tramitar na ALEMS
Entre as propostas está a modificação da redação do trecho que trata da composição das Seções Cíveis, permitindo flexibilidade na quantidade de membros
AGÊNCIA DE NOTÍCIASA Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei 281/2019, do Poder Executivo, que pretende instituir a Semana Estadual dos Direitos Humanos em Mato Grosso do Sul. Se aprovado, o evento será realizado anualmente no mês de novembro.
A Semana Estadual é voltada à promoção e ao fomento de ações que visam a assegurar dignidade e igualdade de direitos entre os seres humanos e ao reconhecimento dos cidadãos que defendem as causas ligadas aos Direitos Humanos no Estado, conforme consta no documento.
A intenção é desenvolver atividades de acordo com os Eixos Orientadores fixados no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), sendo eles: Interação Democrática entre Estado e Sociedade Civil; Desenvolvimento e Direitos Humanos; Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades; Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência; Educação e Cultura em Direitos Humanos; e Direito à Memória e à Verdade.
Já o Poder Judiciário apresentou o Projeto de Lei 277/2019 - que modifica e acrescenta dispositivos à Lei 1.511, de 5 de julho de 1994 (Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul). Entre as propostas está a modificação da redação do trecho que trata da composição das Seções Cíveis, permitindo flexibilidade na quantidade de membros. Atualmente as seções contam com número estanque de cinco desembargadores. Com a nova redação, a composição passaria para cinco ou mais membros.