Ação na Praça Ary Coelho alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
MULHERA Praça Ary Coelho, que serve como um dos principais cenários de cartão postal da cidade, está estampada de cor de rosa, para chamar a atenção da população em relação à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A prefeitura de Campo Grande, em parceria com entidades e a iniciativa privada realizam durante toda a manhã uma ação informativa e de serviços como agendamento de exames, corte de cabelo, aulão de ginástica, entre outros.
O Outubro Rosa se constitui em um Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, engajada nesse movimento, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulher e Secretaria Municipal de Saúde promovem, neste ano de 2019, a ação “Outubro Rosa: Tempo de Prevenção e de Combate ao Câncer de Mama”. Além dos órgãos municipais participam da ação, que acontece até o meio-dia, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital de Amor de Campo Grande, Instituto Avon e Escola Fênix de Cabeleireiro.
A subsecretária de Políticas para Mulher, Carla Stephanini lembra que as ações de alerta para prevenção dessas doenças acontecem durante todo o ano, não apenas no mês de outubro. “Neste mês de outubro apenas reforçamos a importância do autoexame, da prevenção, enfim, daquilo que já acontece e é oferecido pela rede pública e os parceiros ao longo de todo o ano. Nossa proposta é disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama, que é uma estratégia de valorização e preservação da vida”.