31 de dezembro de 1969 - 21h00

Prefeitura mantém desfile do aniversário mas proíbe a participação de crianças

Evento
As medidas foram anunciadas pelo secretário Mandetta - Divulgação

  A Prefeitura  decidiu manter os desfiles de 26 de agosto e 7 de setembro deste ano. No entanto, não será permitida a apresentação de crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas em decorrência da pandemia da gripe suína, como é conhecida a doença causada pelo vírus H1N1. 

  As medidas para evitar a disseminação do vírus foram anunciadas pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Dos 3,3 mil componentes previstos, cerca de 1,3 mil não deverão participar das festividades de aniversário de 110 anos de Campo Grande e do Desfile da Independência.

  A prefeitura da Capital reforçou a recomendação para que os pais não levem as crianças para assistir ao evento. Apesar de não proibir, Mandetta destacou que a recomendação é para que crianças e mulheres grávidas evitem locais com grande aglomeração de pessoas.

  A maior parte do público, em torno de 30 mil a 50 mil pessoas na 14 de Julho, é composta por crianças e adolescentes. As crianças poderão assistir ao desfile, já que o direito de ir e vir é livre.

  Casos de gripe - Nos últimos dias, a demanda pelos postos de saúde teve aumento de até 60% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi um dos motivos que levaram a prefeitura a suspender a participação de crianças e gestantes, incluindo-se imunodeprimidos, diabéticos, hipertensos, entre outros que integram o grupo de risco.

  Apesar da medida e do aumento da demanda nas unidades de saúde, Mandetta considerou a situação sob controle na Capital. Ele explicou que o aumento decorreu da emoção e preocupação da população com o surto da gripe suína em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.