Vereadores podem pedir interdição do aeroporto de Guarulhos
GERALA Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores de Guarulhos pode pedir a interditação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, administrado pela GRU Airport, após terem recebido a confirmação de que ele funciona sem os autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
De acordo com a Câmara, representantes do Corpo de Bombeiros de São Paulo informaram que o auto de vistoria do Terminal 1 expirou em abril deste ano e ainda não foi renovado. A validade do AVCB do Terminal 3 venceu em agosto e o do Terminal 2, por sua vez, nunca foi emitido. Cerca de 3,5 milhões de passageiros embarcam e desembarcam todos os meses no aeroporto.
Entre as irregularidades encontradas, dizem os vereadores, estão hidrantes sem água e escadas obstruídas. Segundo o presidente da comissão especial, o vereador João Dárcio Ribamar Sacchi (Podemos), um artigo do Decreto 63.911, criado em dezembro do ano passado pelo governo de São Paulo, aumentou o poder de fiscalização dos bombeiros e autorizou a interdição das edificações que descumprirem as normas de segurança.
Na próxima terça-feira (29), a comissão vai realizar uma nova reunião para divulgar a data em que serão feitas diligências no aeroporto por vereadores e bombeiros.
Por meio de nota, a prefeitura de Guarulhos informou que fiscaliza as empresas estabelecidas na cidade em relação à licença de atividade econômica. “Quanto à estrutura e a operação dos terminais de passageiros, por ser área de segurança e parte dela considerada área internacional, não há um entendimento junto a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] de que se trata de competência da administração municipal tal fiscalização”.