Fazendeiro é autuado em R$ 64 mil por abandono de gado no interior do Estado
O funcionário da fazenda afirmou que já havia enterrado 23 cabeças encontradas mortas por desnutrição
DESCASOApós receber denúncias, a Polícia Militar Ambiental multou em R$ 64 mil um fazendeiro por maus-tratos e abandono de gado sem pastagem no último fim de semana (19). Na fazenda localizada em Cassilândia, a mais de 400 km de Campo Grande, foram encontrados 128 animais sem condições de se locomover e outros já mortos. O proprietário, um homem de 48 anos, residente em Penápolis (SP) não se encontrava no local.
Com a onda de calor e clima seco no Estado, o funcionário da fazenda afirmou que já havia enterrado 23 cabeças, encontradas mortas por desnutrição.
Ao portal "A Crítica", o Tenente Coronel Queiroz, explica que este tipo de crime não é muito comum, mas que este ano cerca de três crimes relacionados a este, já foram autuados.
"O crime não é muito comum, ainda mais nesta situação em que o dono simplismente abandonou o gado. Geralmente isso acontece quando têm brigas entre donos acarretando o abandono do local, mas neste caso vimos um total descaso por parte do proprietário que deixou uma pastagem degradada, onde os animais não conseguiam mais retirar nenhum alimento", diz.
Além de ser autuado administrativamente e multado, o fazendeiro responderá por crime ambiental.
A Polícia Militar Ambiental apreendeu o gado e acionou a Agência Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) para as providências relativas aos animais.