31 de dezembro de 1969 - 21h00

Campo Grande sediará Encontro nacional sobre adoção em 2010

Evento
Divulgação

  O pré-lançamento do evento foi realizado no dia 14 de agosto no plenário criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul reunindo autoridades na área da infância e juventude e possíveis parceiros do evento.

  A próxima edição do Enapa está sendo considerada uma das mais importantes porque será realizada após a edição da nova Lei Nacional de Adoção, promulgada neste mês (agosto).

  Ao falar sobre a relevância do evento, o juiz Carlos Alberto Garcette de Almeida, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande, destacou as conquistas na nova Lei que prevê o esvaziamento dos abrigos, o trabalho dos grupos interdisciplinares nas varas da infância e o curso de preparação para a adoção.

  O Encontro vai mostrar à sociedade o que é adoção, o trabalho disseminado na área e sua influência na efetivação da adoção. Segundo o juiz da Infância e da Adolescência, o evento em sua 15ª edição trará as diferentes visões e reflexões sobre a causa da adoção principalmente nos dias atuais, quando se vive o dilema da superlotação nos abrigos. Em Campo Grande existem, atualmente, 129 crianças abrigadas.

  A nova Lei cria o Programa de Acolhimento Familiar (PAF), cuja regulamentação dependerá dos executivos municipais, trata ainda da criação de cadastros estaduais de adoção e de normas que disciplinam a adoção internacional. Um dos aspectos mais polêmicos da Lei está na previsão de dois anos para abrigamento de crianças e adolescentes.