Kelly Ventorim | 15 de outubro de 2019 - 06h00

Iagro define calendário de vacinação contra febre aftosa no Estado

A partir do dia 1º de novembro, a Iagro vai começar nas três regiões sanitárias do Estado a campanha de vacinação contra a febre aftosa

DEFESA SANITÁRIA
O produtor que deixar de vacinar ou não registrar a vacina estará sujeito a multa - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A partir do dia 1º de novembro, a Iagro vai começar nas três regiões sanitárias do Estado a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Ao mesmo tempo em que trabalha intensamente para cumprir o cronograma do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), a Iagro mantêm a agenda de ações da campanha de vacinação que a partir do dia 15 de outubro abre o calendário para pedidos de antecipação da vacinação em todo o Estado, com previsão de imunizar mais de 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos.

Para as regiões do Planalto e Fronteira o período de compra e vacinação estarão abertos de 1º a 30 de novembro, e o de registro vai até 16 de dezembro.

Já os pecuaristas do Pantanal poderão comprar e vacinar de 1º de novembro a 31 de dezembro e registrar até o dia 31 de dezembro.

O produtor que deixar de vacinar ou não registrar a vacina estará sujeito a multa.

Calendário

Região Pedidos de antecipação a partir de Período de compra e

 

Vacinação

Período para

 

Registro

Fronteira 15/10 01/11 a 30/11  01/11 a 16/12 Planalto 15/10 01/11 a 30/11  01/11 a 16/12 Pantanal 15/10 01/11 a 16/12  01/11 a 31/12

Na campanha deste ano, além de chamar a atenção para a obrigatoriedade da vacinação, a nova dosagem que é de 2 ml, e informar o calendário, a Iagro reforça aos pecuaristas os cuidados sobre todo processo até a aplicação da vacina e depois disso, conforme seguem:

Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa)

Para execução do Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) os estados foram divididos em cinco blocos pecuários para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Por questões estratégicas recentemente Mato Grosso do Sul foi remanejado para o bloco IV composto por Estados da região central: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso do Sul.