Da Redação com Assessoria | 14 de outubro de 2019 - 15h11

Estimular brincadeiras ao ar livre possibilita uma infinidade de benefícios para as crianças

Seja no quintal, na rua da sua casa, na praça do bairro ou no parque da cidade, o brincar vai exigir movimentos e descobertas e as novas experiências vividas

BRINCADEIRA DE CRIANÇA
As brincadeiras são muito importantes no processo de desenvolvimento das crianças - Foto: Reprodução Prefeitura

As brincadeiras são muito importantes no processo de desenvolvimento das crianças. Em uma era em que tudo é muito digital, estimular as brincadeiras ao ar livre e que agucem a imaginação pode possibilitar uma infinidade de benefícios para os pequenos, além de ser uma importante ferramenta de interação com o mundo.

“As crianças se desenvolvem nas brincadeiras. Elas representam, ressignificam, interpretam e expressam no brincar as formas de relação com o outro. É nesse momento que a fantasia e a realidade interagem, criando uma experiência imprescindível para seu desenvolvimento”, explica Mariela Nicodemos Bailosa, psicóloga do Programa Viver Bem da Unimed Campo Grande.

Além disso, a brincadeira em ambientes externos permite às crianças maior socialização e, como consequência, contribui para que elas tenham condições de reconhecer e validar seus próprios sentimentos, desenvolver a empatia pelo outro e o amadurecimento. “Ela aprende, por exemplo, a respeitar regras, ganhar, perder, cooperar e competir, tudo de maneira saudável”, pontua a psicóloga.

Na brincadeira ao ar livre, tem-se uma exposição de cores, cheiros e texturas em que a criança não tem controle, o que exige dela um maior “jogo de cintura”, mais criatividade, coragem e tolerância às frustrações.

Seja no quintal, na rua da sua casa, na praça do bairro ou no parque da cidade, o brincar vai exigir movimentos e descobertas e as novas experiências vividas, principalmente as compartilhadas com os colegas, gerarão bem-estar, saúde mental e social entre os pequenos.