Agepan apresenta palestra sobre regulação na Escola do Legislativo
Diretor Valter Silva proferiu palestra sobre atribuições e atuação da Agepan, a abrangência de seu papel para a qualidade dos serviços delegados, e a interação com o poder legislativo
GERALA Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) foi tema da Segunda Legal, promovida pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O papel da agência, a forma de atuar e as principais atividades que estão sendo executadas foram apresentadas em palestra proferida nesta segunda-feira (30.09) pelo Diretor de Regulação e Fiscalização da Área de Gás, Energia e Aquário, Valter Almeida da Silva, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.
Em nome da Diretoria Colegiada da Agepan, ele apresentou um panorama dos modelos regulatórios nacional e estadual, e de como a Agência vem atuando em relação aos serviços delegados como o transporte de passageiros, o fornecimento de gás e energia elétrica e o abastecimento de água esgotamento sanitário.
O coordenador da Escola do Legislativo, Bem-Hur Ferreira, disse que a participação a Agepan fortalece a proposta do projeto “Segunda Legal – Capacitação, Conhecimento e Informação” e considerou que o conteúdo apresentado superou as expectativas. “Fomos positivamente surpreendidos com o que foi mostrado e também com as possibilidades”, afirmou, destacando que novas oportunidades poderão ser abertas para ampliar a disseminação de todo o conteúdo a respeito do trabalho da Agência.
Além de ações regulatórias e fiscalizatórias concretas já em execução, o diretor detalhou informações sobre o relacionamento com a sociedade e ações transversais, que incluem o apoio institucional ao Estado em projetos como o diagnóstico da área de gás canalizado que está sendo coordenado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a elaboração do Plano Diretor de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, e o apoio técnico e operacional na concessão da MS-306, já em andamento.
As ações transversais abrangem também atuação com órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, na busca de soluções e respondendo a questões importantes para os usuários de serviço público e a sociedade, como a política de resíduos sólidos, a qualidade dos serviços de energia elétrica, o fomento ao turismo e o fortalecimento da logística de transporte.
Com a Assembleia Legislativa, a apresentação demonstrou como a Agência Reguladora pode opinar sobre conveniência e oportunidade de matérias legislativas; propor e sugerir estudos para adequar a Legislação Estadual, buscando ferramentas para melhor acompanhamento da gestão dos serviços delegados; e apoiar os parlamentares nas demandas da sociedade em geral em temas e questões relacionadas aos serviços fiscalizados. “Também podemos participar conjuntamente com o Legislativo em eventuais intervenções ou comissões que buscam esclarecer eventos que de algum modo afetem o cidadão e seja transversal as atribuições da Agência”, frisou o diretor Valter Silva.
O evento na Assembleia Legislativa contou também com as presenças dos gerentes Paulo Patrício da Silva, Hailton Vasconcelos, Zaida Godoy Lopes e Elisa Paes, os assessores Zacarias Bacha e Carlos Augusto Furtado, e a ouvidora da Agepan Cristiane Ferreira Leite.