30 de setembro de 2019 - 18h57

Feira Internacional do Livro de Montevidéu tem Cuba como convidado

INTERNACIONAL

Começou hoje (30)  e vai até o dia 13 de outubro a 42ª Feira Internacional do Livro (FIL) de Montevidéu. A feira, que está situada na sede da prefeitura da capital uruguaia, tem Cuba como país convidado de honra este ano.

No início da noite de hoje (30), durante o ato inaugural da FIL, estiveram presentes representantes do governo uruguaio, além do prefeito de Montevidéu, Christian di Candia, e da vice-ministra de Cultura da República de Cuba, Kenelma Carvajal. Em 2016, o Uruguai foi o convidado de honra em La Habana e agora retribui o convite.

A extensa programação da mostra conta com diversos encontros que têm Cuba como temática principal, inclusive com apresentação de filmes cubanos. Mas não apenas. Há atividades voltadas para crianças, lançamentos de obras dedicadas à terceira idade, cerimônias de entrega de prêmios literários, conversas sobre futebol e literatura, performances, leituras de poemas, obras de história uruguaia, espiritualidade, romances, etc.

Os estudantes uruguaios Alexsandra del Arca e Luciano Carrancio, ambos de 19 anos, estiveram na feira na tarde de hoje. "Viemos no ano passado, mas eu não frequento todos os anos, só de vez em quando. Dessa vez eu vim por um livro específico, e também para passear. Estava procurando La Magia del Poder y la Energia Psicotrónica, é um livro muito específico, mas eu encontrei", comemorou Alexsandra.

img_2031, por Marieta Cazarré/ Agência Brasil / Direitos reservados