26 de setembro de 2019 - 17h30

Ações do governo e setor privado comemoram Dia Nacional dos Surdos

GERAL

O Dia Nacional do Deficiente Auditivo, comemorado hoje (26), foi lembrado pelo setor privado e pelo governo. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), promovei o Fórum de Políticas Públicas para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva em Brasília

De acordo com a secretaria, o objetivo do fórum é ouvir a sociedade, entidades, os surdos e suas famílias sobre as necessidades e problemas enfrentados, contribuindo com ideias para formular políticas públicas para inclusão ou para promover ajustes nas políticas já existentes.

Amanhã (27), a SNDPD promove o 1º Seminário de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva. De acordo com o ministério, o evento integra a campanha Setembro Azul, que visa conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Na iniciativa privada, o Dia d foi comemorado pela empresa brasileira de tecnologia de transporte 99, que conecta passageiros e motoristas a e conta com 20% de motoristas surdos parceiros no Rio de Janeiro. A capital fluminense detém o segundo maior percentual de deficientes auditivos atuando na área da mobilidade nessa plataforma, depois de Belo Horizonte, com 23%.