20 de agosto de 2009 - 07h36

Águas Guariroba desativa hoje estação de tratamento de esgoto aero rancho

Administração Municipal

 A medida visa beneficiar a população do entorno, eliminando definitivamente a possibilidade de odores característicos do processo de tratamento causarem incômodo aos moradores.

A desativação da estação de tratamento de esgoto Aero Rancho faz parte do calendário de eventos em comemoração ao aniversário da cidade (26 de agosto). A data antecipa o prazo estabelecido com o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, com quem a empresa se comprometeu a desativar a estação até dezembro de 2009.

A estação começou a operar em 1997 para atender à demanda do residencial Aero Rancho, na região Sul de Campo Grande. A unidade recebia também o esgoto coletado por caminhões autofossas. Atualmente, estava tratando 25 litros de esgoto por segundo. Com a desativação, este esgoto passará a ser tratado na estação Los Angeles. Para conduzir o esgoto até a nova estação, a Águas Guariroba investiu em obras de interceptores (tubulação que leva o esgoto coletado nos bairros para a estação de tratamento) e adequação das unidades de bombeamento.

 A empresa investiu cerca de R$ 40 milhões para construir a estação de tratamento de esgoto Los Angeles, que está localizada na saída para Sidrolândia e ocupa uma área total de 106 hectares (10 hectares de área edificada). A opção pelo local da nova estação obedeceu a critérios técnicos e ambientais. Para evitar que eventuais odores passem para o lado de fora, foi feito o plantio de uma cortina arbórea em seu entorno. A estação de tratamento de esgoto Los Angeles hoje tem capacidade para tratar 900 litros por segundo, mas seu projeto permite que seja ampliada e possa atender toda a cidade até 2020, mesmo que o número de habitantes seja o dobro do atual.

 A desativação de estações de tratamento de esgoto antigas não é uma exigência do contrato de concessão, mas a empresa assumiu esse compromisso com a prefeitura municipal e a população. A Águas Guariroba já desativou, em 2008, as estações de tratamento de esgoto Mário Covas, São Conrado e Salgado Filho. As estações Cabreúva e Coophatrabalho devem ser desativadas até o final de 2010 e 2011, respectivamente.