Caravana da Saúde nas Escolas melhora desempenho escolar e libera leitos na rede pública
O governador Reinaldo Azambuja esteve em várias escolas onde alunos do 4º ao 7º ano, passaram por exames gratuitos de visão e audição.
ESPECIAL CG 120 ANOSUm trabalho desenvolvido através da parceria Juntos por Campo Grande, possibilitou melhorias no desempenho escolar, redução nos índices de evasão escolar, aumento do número de leitos e levou saúde para as escolas da Capital. É o Caravana da Saúde nas escolas.
A gestão de Reinaldo Azambuja, com caráter humanista, identificou que cerca de 15% a 20% dos alunos da rede pública possuíam problemas de visão ou audição que prejudicavam o desempenho escolar das crianças. Assim, a Caravana da Saúde, que desde 2015 leva saúde para mais perto das pessoas de todo Estado, foi estendida para as escolas estaduais e municipais em 2018.
O governador Reinaldo Azambuja esteve em várias escolas onde alunos do 4º ao 7º ano, passaram por exames gratuitos de visão e audição.
Maria Flores é mãe da Ana Cristina Flores de Oliveira, de 12 anos, que está no 6º ano da Escola Dr. Arthur de Vasconcelos Dia. Ela conta que, como ela, a filha tem hipermetropia e sem a ajuda da Caravana, não teria como providenciar o novo óculos da filha.
A Caravana da Saúde nas Escolas passou por 147 instituições de ensino de Campo Grande, fez a triagem com 42 mil estudantes do 4° ao 7° ano, e realizou exames específicos com 29 mil. Do total de alunos, 6.559 apresentaram alguma alteração visual ou auditiva, e 3.904 receberam óculos.
De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), um em cada cinco alunos sofre algum problema visual como miopia, hipermetropia, estrabismo e outros fatores. A Caravana da Saúde nas Escolas tem duas etapas. Na primeira, é feita a triagem e o diagnóstico. Na segunda, são realizados exames específicos e também os procedimentos.