Campo Grande sediará pela primeira vez a Jornada do SELEPROT: Olhares sobre o texto verbal e não verbal
O evento é gratuito, com certificado e com vagas limitadas
LEITURAEstão abertas inscrições para o a “4ª Jornada do SELEPROT: Olhares sobre o texto verbal e não verbal”, organizada pelo grupo de pesquisa SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto), está com inscrições abertas. O evento é gratuito, com certificado e com vagas limitadas, conta com mais de 300 inscritos, ocorrerá no dia 19 de setembro na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
Estão programadas mesas redondas, palestra, homenagem e lançamento de livro. A Jornada visa apresentar discussões sobre: A leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações e contará com a ilustre participação da professora Dra. Darcilia Marindir Pinto Simões (UERJ / SELEPROT / UEG); A finalidade dos gêneros discursivos em estudo; O sentido de uma palavra ou expressão nas frases analisadas; A dinâmica de cada linguagem na produção de sentido; As manifestações culturais na perspectiva dos textos dos estudantes; A linguagem como instrumento de construção da cidadania.
Na segunda mesa redonda: Textos híbridos: a linguagem das histórias em quadrinhos a discussão será voltada para o entretenimento e suas especifidades e contará com a presença dos principais estudiosos no assunto do estado tais como: Dr. Nataniel dos Santos Gomes (UEMS / NupeQ / SELEPROT / UERJ); Profa. Ma. Vanderlis Legramante Barbosa (UFMS / NuPeQ / SEMED / SED); Prof. Dr. Daniel Abrão (UEMS / Literatura, História e Sociedade); Dr. Ravel Giordano de Lima Faria Paz (UEMS); Luiz Eduardo Fernandes Moraes (Novaescola / CNPq) – bolsista de 14 anos e destaque no estado de MS.
“A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando se refere à leitura de textos, o senso comum estabelece a definição somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas. Embora, alguns grupos, digam, por exemplo que leem a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, faz-se leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida e etc, além dos textos híbridos que exploram a linguagem verbal e não verbal. A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados”, destacam os organizadores.
Para se inscrever, acesse: https://www.even3.com.br/seleprot2019/
Programação do evento - Foto: Divulgação/Assessoria