31 de dezembro de 1969 - 21h00

Paulo Freire integra rede de ensino de Alemão

Educação
Projeto do Colégio Paulo Freire foi apresentado aos alunos - Divulgação

  O Instituto Educacional Paulo Freire foi escolhido para fazer parte de uma rede mundial de mil escolas, através de um convênio com o Goethe-Instituit Centro Cultural Brasil – Alemanha.

  O objetivo é desenvolver o projeto “Escolas: uma parceria para o Futuro”, que pretende, a partir de agosto de 2009, inserir o idioma Alemão para turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

  A formalização da parceria vai contar com a presença do Cônsul Honorário da Alemanha no Brasil Hans Sturm.

  A iniciativa visa a promover o conhecimento da língua Alemã no exterior. Criado pelo Ministro das Relações Exteriores da Alemanha Frank Walter Steinmeler, o programa favorece a colaboração internacional da cultura germânica, ao ponto de transmitir uma visão abrangente e contemporânea do país através do contato dos alunos com os aspectos socioculturais do idioma.

  Segundo a coordenadora do Instituto Paulo Freire, Adelina Spengler, o convênio traz a importância e a preocupação com a formação escolar preparada para os desafios do mundo globalizado “É primordial aprender uma língua nova.

  Hoje, nós competimos com a globalização, e não somente com os brasileiros. Ninguém ao redor do mundo fala apenas Italiano, Francês ou Alemão. Pelo contrário, no caso do europeu, por exemplo, ele fala no mínimo duas línguas”