EUA devem enviar sistema antimíssil ao Golfo em resposta a ameaças do Irã
INTERNACIONALO Departamento de Defesa dos Estados Unidos planejam implementar um sistema antimíssil Patriot na área do Golfo Pérsico, em resposta às crescentes ameaças do Irã, disse uma autoridade do Pentágono. O departamento não disse quando ou onde o sistema seria implementado.
Autoridades do Pentágono disseram que não viram mudanças no comportamento do Irã desde o fim de semana passado, quando o governo de Donald Trump disse que acelerou a instalação de um porta-aviões na região em resposta a informações de agências de inteligência que sugeriram que o Irã representa uma ameaça crescente às tropas e equipamentos americanos na região.
No ano passado, os EUA removeram seu sistema antimíssil do Bahrein, Kuwait e Jordânia como parte de um processo de redistribuição. Em um movimento relacionado, o governo Trump disse na semana passada que cancelou uma possível venda de Patriots para o Bahren. Entre as possíveis ameaças às tropas americanas estão mísseis iranianos, que podem ser destinados a navios que estejam na região, de acordo com o Pentágono.
O Irã rejeitou as acusações de que esteja planejando um ataque, mas apontou que responderia a qualquer uso de força dos EUA. Com o aumento das tensões, Teerã afirmou na quarta-feira que se afastará das principais partes do acordo nuclear internacional firmado em 2015, sob o qual o país persa concordou em suspender seu programa nuclear em troca de alívio das sanções internacionais. Os EUA abandonaram o pacto no ano passado e impuseram novas sanções aos iranianos. Fonte: Dow Jones Newswires.