Karla Tatiane | 08 de maio de 2019 - 11h00

Bandeira tarifária em amarelo requer reforço no combate ao desperdício de energia

RÁDIO
http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2019/05/07.05.19-BANDEIRA-AMARELA-PORTAL.mp3

Maio é o mês de início da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional e por causa desta condição, a bandeira tarifária de energia será amarela o que representa custo de R$ 1,00 para cada 100 quilowatts-hora consumido.

Conforme informado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, diante da perspectiva de que as afluências aos principais reservatórios fiquem perto da média, o preço esperado para a energia deve permanecer próximo ao registrado nos últimos meses. O risco hidrológico e o preço esperado para a energia são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

Karla Tatiane – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)