Kelly Ventorim | 01 de maio de 2019 - 13h10

Governo do Estado lança campanha de vacinação contra aftosa dia 2 de maio, na capital

GERAL

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, por meio da Iagro Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) lança oficialmente na quinta-feira (2.4), às 8h, a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. A solenidade aberta à imprensa será realizada na Fazenda Embriza, localizada no km 462 da BR-163, em Campo Grande.

Com previsão de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos, a vacinação contra a febre aftosa tem início no dia 1° de maio terminando no dia 31 para os proprietários das regiões do Planalto e Fronteira. Já os produtores do Pantanal podem imunizar o rebanho até 15 de junho.

Conforme o calendário oficial, o registro da vacinação deve ser feito até 15 de junho para produtores do Planalto e Fronteira. Já a região do Pantanal tem até 30 de junho para regularizar o registro no sistema da Iagro. O produtor que deixar de vacinar ou não registrar a vacina estará sujeito a multa.

Calendário

Região Período de compra e

Vacinação Período para

Registro Fronteira 01/05 a 31/05 01/05 a 15/06 Planalto 01/05 a 31/05 01/05 a 15/06 Pantanal (optantes/Maio) 01/05 a 15/06 01/05 a 30/06

Nova Dosagem

Na campanha deste ano além de chamar a atenção para a obrigatoriedade da vacinação, a nova dosagem que é de 2 ml, e informar o calendário a Iagro e as agências de todo País reforçarão aos pecuaristas os cuidados sobre todo processo até a aplicação da vacina e depois disto, conforme seguem:

Retirada da vacinação até 2021

Mato Grosso do Sul, que tem se mantido entre os três estados com melhor percentual de cobertura vacinal do País, e é destaque em todo País pela excelência do serviço oficial de defesa agropecuária, vem trabalhando com afinco na agenda do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) que prevê a retirada definitiva da vacinação até 2021. O programa está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa), em prol também da erradicação da doença na América do Sul.

Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa)

 Para execução do Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) os Estados foram divididos em cinco blocos pecuários para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Integram o Bloco V: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 Serviço:

O que? Lançamento vacinação contra a febre aftosa

Quando? 2 de maio, às 8h

Onde? Prolongamento da Avenida Guri Marques, após a rotatório seguir a BR-163 (Fazenda Embriza, km 462 da BR-163, Campo Grande).

Kelly Ventorim – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).