Mercedes desiste de produzir picape Classe X na América do Sul
"Condições econômicas peculiares" fizeram matriz na Alemanha desistir da fabricação na Argentina. Decisão ameaça lançamento no Brasil
VINDA INCERTAA Mercedes Classe X, picape que foi desenvolvida em meio a uma parceria, não vai mais ser fabricada na Argentina. A informação parte de um comunicado oficial da marca no país vizinho. Segundo o AutoPapo apurou, a alemã investiu 150 milhões de Euros na planta.
A parceria era com a aliança Renault-Nissan, sendo que a picape é irmã da Nissan Frontier e Renault Alaskan, compartilhando plataforma e outras estruturas. O modelo, primeira picape a Mercedes, seria importado da Argentina para o Brasil. Com a mudança, isso não acontecerá mais.
Como foi apurado pelo AutoPapo em contato com um concessionário da marca, a Mercedes-Benz havia investido 150 milhões de Euros em sua linha de produção na fábrica, anexa à da Nissan. A planta fica na cidade de Santa Isabel. Já a aliança Renault-Nissan investiu 600 milhões de Dólares (538 milhões de Euros, em conversão direta) no local.
Ainda não se sabe o que levou a alemã a tomar a decisão sobre a Mercedes Classe X. Diversos fatores podem ter influenciado na decisão. No comunicado oficial, a empresa cita a instabilidade econômica na Argentina como um deles.
Além disso, também é possível que a prisão do brasileiro Carlos Ghosn, no Japão, também tenha tido peso no desfecho. Ele é o ex-presidente da aliança Renault-Nissan e esteve envolvido com o acordo envolvendo as picapes irmãs. Agora que ele está fora do cargo, fala-se de um enfraquecimento na parceria entre as marcas, que estariam enfrentando fortes tensões internas.
Ainda é possível que algum outro fator desconhecido tenha influenciado a decisão.
Falando sobre a desistência da parceria, a Nissan declarou que seria, inevitavelmente, afetada pelas novas condições. Contudo, otimista, disse que poderia explorar melhor o mercado. “Essa decisão da Daimler é uma oportunidade para buscar novos mercados de exportação para a nossa picape”, disse o gerente de comunicação da marca na Argentina, Marcelo Klappenbach.
Mercedes Classe X pode vir importado com fim de parceria
Apesar do cancelamento da produção da picape na Argentina, ela continua sendo fabricada na Espanha. Agora, é possível que o modelo venha importado de lá para o Brasil. O processo, se ocorrer, deve encarecer bastante o produto. Não existe acordo comercial entre os dois países, o que elevará os impostos aplicados sobre a picape.
Entretanto, De acordo com comunicado que a Daimler divulgou para os funcionários, a empresa ainda está decidindo se o modelo será, ou não, vendido por aqui.
Renault Alaskan segue indefinida
Enquanto a Mercedes se resolve com a aliança Renault-Nissan e a Mercedes Classe X, a terceira picape irmã, Renault Alaskan, segue indefinida. Inicialmente anunciada para chegar ao Brasil também, ela já havia sido desconsiderada. A razão é que ameaçaria as vendas da Nissan Frontier. Outra razão é que os franceses consideraram que, por não possuírem uma tradição com picapes, haveria poucas chances de as vendas do modelo emplacarem.