Da Redação com Assessoria | 17 de abril de 2019 - 12h00

Sabores pantaneiros marcam aula de gastronomia com índios terena

Clube Gourmet do Shopping Campo Grande recebeu alunos da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, de Aquidauana

GASTRONOMIA
Além das atividades, os estudantes, que estiveram caracterizados, também apresentaram danças e músicas típicas da aldeia onde vivem - Foto: Divulgação

Uma aula marcada pelos cheiros e sabores vindos diretos do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Foi desta forma que o Clube Gourmet do Shopping Campo Grande recebeu alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, da Aldeia Água Branca, de Aquidauana, nesta segunda-feira (15). O evento fez parte das ações da Semana do Índio e incluiu também a comemoração antecipada do dia 19 de abril, data que celebra as raízes e a identidade dos povos indígenas em todo o Brasil.

Cerca de 40 alunos participaram das atividades promovidas no espaço, em parceria com a loja Camicado. O prato principal foi a Galinhada Pantaneira, comida que remete a lembranças culturais dos indígenas e que faz parte da história do Estado. Para o chef de gastronomia, Adriano Gomes, a aula-show representou uma forma de mostrar a união dos povos e a inclusão social. "A culinária não tem fronteiras, raça ou partido político, todos comem e foi isso que demonstramos durante a aula", garante.

O chef também destaca a relevância da agricultura familiar, tão presente na vida dos índios e que, segundo ele, está presente em quase 80% dos estabelecimentos alimentícios no Brasil, gerando trabalho e renda. "Os povos indígenas trabalham muito com a terra e ultimamente temos falado bastante sobre comida saudável. Por isso, nesta aula, trouxemos um prato típico, mas que agrega novos sabores com técnicas gastronômicas que vieram dos próprios índios", salienta.

O professor André José Silva dos Santos, um dos responsáveis em levar os alunos até o Shopping, acredita que a ação foi de fundamental importância para mostrar a sociedade os hábitos culturais dos povos locais, valorizando a história de vida dos terenas. "Mostramos, ainda, novas experiências aos alunos, trabalhando ao autoestima, a formação do cidadão e explorando novas possibilidades", reitera.

Além das atividades, os estudantes, que estiveram caracterizados, também apresentaram danças e músicas típicas da aldeia onde vivem. A líder de marketing do Shopping Campo Grande, Maria Eduarda Delgado, pontua que o evento foi uma forma de inclusão e valorização cultural. "A proposta é celebrar a data de forma lúdica, envolvendo os jovens da Aldeia Água Branca em uma atividade que trouxesse uma nova experiência, mas sem deixar de lado suas raízes".

Clube Gourmet

O Clube Gourmet é uma inovação da parte gastronômica no Shopping Campo Grande. Trata-se de um espaço fixo para a realização de eventos ligados ao universo da gastronomia. O local tem capacidade para até 50 pessoas e foi inaugurado como parte das celebrações de 30 anos de existência do Shopping na capital. Com caráter colaborativo, a iniciativa busca atender parceiros, lojistas, chefs, restaurantes e consumidores que queiram incentivar a realização de encontros ou eventos culinários. Instituições de ensino da área de gastronomia e chefs parceiros, estarão à frente de momentos como aulas práticas e compartilhamento de conteúdo gastronômico, como workshops, palestras e eventos diversos.

O Clube Gourmet fica no segundo piso, na parte da expansão.