Projeto Florestinha leva Educação Ambiental a cerca de 2,6 mil alunos de Coronel Sapucaia
Educação Ambiental tem prioridade nos trabalhos de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental
EDUCAÇÃOCampo Grande (MS) – As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital concluíram, na última semana, o projeto de Educação Ambiental para escolas da cidade e escolas indígenas do município de Coronel Sapucaia. Foram atendidos 2.626 alunos das escolas urbanas e indígenas das aldeias Nhande Reko Arandu e M’boy Arandu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia. Toda a estrutura foi montada em um ginásio de esportes e nas escolas para atender a todos os alunos, nos períodos, matutino, vespertino e noturno para estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A educação Ambiental realizada é executada em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:
1. Reciclagem de papel com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados) com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres etc.
3. Apresentação do teatro de fantoches com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos etc.
4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
5. Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
6. Plantio de mudas nativas com palestra sobre flora (desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.
Educação Ambiental tem prioridade nos trabalhos de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental, como forma de minimizar os problemas ambientais. Só o Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) trabalhou, entre os anos de 1999 a 2015, um total de 229.080 alunos, até encerrar as atividades e treinar as crianças de adolescentes do Projeto Florestinha para execução das atividades.
Atendimentos– As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha de Campo Grande realizaram, durante o ano letivo de 2017, trabalhos de Educação Ambiental para 40.712 alunos de 102 escolas públicas e privadas em 16 municípios do Estado. Em 2018 foram atendidos 16.262 alunos, em 42 escolas de 14 municípios. Desde o ano de 2009 já foram 146 . 883 alunos atendidos em Campo Grande e no interior pelo projeto .
Ten. Cel. Queiroz – Polícia Militar Ambiental (PMA MS).