Solenidade marca lançamento da Câmara do Comércio Brasil Portugal em MS
AGÊNCIA DE NOTÍCIASO presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB), participou na noite desta quarta-feira (27) do lançamento da Câmara do Comércio Brasil Portugal em MS, que aconteceu no espaço Prime, Clube Estoril, em Campo Grande.
Voltada para o fortalecimento das relações comerciais, culturais, políticas e sociais entre MS e Portugal, a Câmara de Mato Grosso do Sul é a 17ª câmara portuguesa do Brasil e a 53ª do mundo. “Esta Câmara de Comércio é interessantíssima para o Estado de Mato Grosso do Sul. Já temos empresários do Estado que têm produção em Portugal, vendendo para Mato Grosso do Sul, e nós temos agora a possibilidade também de vendermos nossos produtos para Portugal. Isso é importante para que o Estado possa cada vez mais conquistar novos mercados”, destacou Paulo Corrêa durante a solenidade.
O presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Nuno Rebelo de Souza, explicou que o grande papel da organização é trazer para o Estado não só investidores portugueses, mas também de outros países que já mantém intercâmbio com Portugal. “Nós hoje em Portugal temos uma redes das câmaras e o objetivo é fazer missões cruzadas, ou seja, não só missões financiadas com fundos europeus, como também trazer muitas missões municipais de prefeituras portuguesas que hoje estão trazendo investidores para o Brasil, assim como as câmaras de outros países, que podem trazer investimentos para Mato Grosso do Sul”, disse.
Segundo o cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Gonçalves, o papel da câmara é garantir a integração entre os o Estado e o país europeu. “A Câmara de Comércio vem para somar mais uma vez no intercâmbio comercial entre Brasil e Portugal, porque é uma via de duas mãos, importação e exportação, trazer empresários de Portugal e levar empresários do Brasil pra lá”, pontuou.
Já o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, embaixador Paulo Jorge Nascimento avaliou a visita à Mato Grosso do Sul como muito positiva, ressaltando que a câmara é uma forma de estreitar laços. “Com a criação da Câmara de Comércio de Portugal em Mato Grosso do Sul a expectativa é que ela possa contribuir para o fortalecimento desses laços. Hoje realizamos uma visita a todas as autoridades de Mato Grosso do Sul e estamos certos que poderemos fazer muitas ações em conjunto entre ambas as partes”.
A solenidade de instalação da câmara contou com a presença dos deputados Professor Rinaldo (PSDB), Antônio Vaz (PRB) e Felipe Orro (PSDB). Também nesta quarta-feira, a comitiva portuguesa visitou a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul e anunciou parceria com a Casa de Leis para fortalecer os laços entre os dois países.