Prefeitura resgata histórias e acervos do atletismo para compor Memorial Belmar Fidalgo
ESPORTEA Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), reúne neste sábado (23), na Praça Belmar Fidalgo, os atletas da Capital que, até a década de 90, competiram na modalidade do atletismo. O objetivo é resgatar histórias e curiosidades da época para serem contadas no Memorial Esportivo.
A roda de conversa será a partir das 8h30 e entre os convidados estão ex-atletas, técnicos e professores que vivenciaram o atletismo no Belmar Fidalgo. Na ocasião, a Funesp aproveitará para receber doações para o acervo como camisetas, medalhas, troféus, além de fotos e jornais.
O profissional de Educação Física Kellermann Zanotti, que por muitos anos competiu no atletismo, iniciou o trabalho de arbitragem no Belmar Fidalgo, com a criação do primeiro grupo de arbitragem de atletismo de MS e atuou como técnico das equipes de Campo Grande na década 80.
“Naquela época o Belmar Fidalgo era o local onde os atletas que se destacavam nas escolas começavam a treinar para participar das competições estaduais e nacionais, se aperfeiçoando na pista oficial da Capital”, disse Zanotti, que também foi coordenador técnico nas Olimpíadas de 2016.
Conforme destacou o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o Memorial tem muitas histórias para contar. “O objetivo do acervo é institucionalizar a memória do esporte na Capital. Iniciamos o memorial fazendo o resgate da origem do futebol no Estado e agora iniciamos um resgate dos acervos do atletismo até a década de 90, quando o Belmar passou por uma reforma e foi transformada em Praça”, explicou.
Serviços:
Praça Belmar Fidalgo – rua Barão do Rio Branco com a rua Dom Aquino