Senador Nelsinho Trad participa de audiência sobre consórcios públicos com a ministra Tereza Cristina
Durante o encontro, a ministra determinou estudo técnico em 30 dias para implantação do Sistema de Inspeção para Consórcios no País
CONSÓRCIOS PÚBLICOSA comercialização de produtos entre os consórcios públicos foi discutida na noite da última quarta-feira, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em audiência entre representantes da Rede Nacional de Consórcios Públicos, os parlamentares senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e deputado federal Eugênio Zuliani (DEM/SP). Na ocasião, a ministra Tereza Cristina determinou que os estudos para a implantação do Sistema de Inspeção de Consórcios deverão ser concluídos em 30 dias e um projeto piloto deverá ser executado para servir de exemplo.
Para o senador Nelsinho Trad, a audiência foi positiva e destacou o consórcio de Mato Grosso do Sul que já seria modelo no País. “Os técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informaram que o consórcio de Mato Grosso do Sul já recebeu o CISB (Comitê Intermunicipal de Saneamento Básico), uma das exigências para relações comerciais”, comentou o senador.
Assim, ficou acertado, tendo apenas dois consórcios nessas condições no País, que o primeiro a receber a comitiva de técnicos do Ministério será o Convales em Minas Gerais, no município de Paracatu. Nesse trabalho, o secretário Executivo do Ministério, Marcos Montes, acompanhará a visita. “Neste prazo de 30 dias, o Ministério soltará a normatização e os consórcios que tiverem interesse, deverão se adequar as exigências”, explicou a ministra Tereza Cristina.
Além dos parlamentares e representantes do Ministério, estiveram presentes na audiência o presidente executivo da Rede e Secretário do Codevar Victor Borges, a diretora Daniele Cabriotii (Codevale/MS) e Dayane Fabrícia ( Convales/ MG), o prefeito de Selvíria José Fernando Barbosa dos Santos, Roberto Cavalcanti (vice- presidente do Codevale/MS), Ronaldo Miziara do Cidecol (Consorcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste), José Fernando também do Cidecol.?