Alunos da Escola Agrícola participam do projeto Valorização da Vida com dinâmicas de socialização
EDUCAÇÃOA Semed (Secretaria Municipal de Educação) retomou as ações do projeto “Valorização da Vida”, desenvolvido por técnicos da Superintendência de Gestão e Normas. A atividade consiste em realizar palestras e atividades lúdico-pedagógicas que buscam trabalhar a autoestima dos alunos e discutir temas como bullying e depressão.
As ações aconteceram por quase um mês envolvendo 118 alunos. No total, 164 alunos serão contemplados, já que as turmas dos anos finais do ensino fundamental da Escola Agrícola também estão participando das atividades, que consistem em dinâmicas de relaxamento e expressão oral, com o objetivo de interagir as turmas, promovendo a socialização.
A secretária-adjunta de Educação, Soraia Campos, que marcou presença no evento, estimulou os alunos a focarem na conquista de seus objetivos, valorizando suas qualidades. “Não deixem ninguém impedir vocês de realizarem seus sonhos. Tenham em mente que todos somos capazes e temos potencial. Não valorizem as críticas negativas”, ressaltou.
Já a diretora da escola, Maria Kátia Miranda da Silva afirma que o desenvolvimento do projeto na unidade, que ainda acontece nas próximas duas semanas, está mudando o comportamento dos alunos e aproximando as turmas do corpo docente. “Os professores estão refletindo melhor sobre as ansiedades típicas da adolescência. Os relacionamentos estão mais harmônicos e tenho certeza que vamos colher bons frutos dessa experiência”, disse.
Para os alunos, as atividades levaram à reflexão sobre o que, de fato, é importante levar em consideração e o que contribui de forma positiva para o processo de amadurecimento pessoal.
“Nós pudemos refletir melhor sobre nossas ações e as atitudes que temos com nossos amigos. As atividades que pediam a colaboração de todos, serviu para unir a turma”, mencionou o aluno Felipe Andrade Ferreira, do 3º ano técnico.
Projeto
O projeto “Valorização da Vida” é uma iniciativa inédita da Reme (Rede Municipal de Ensino) e foi implantado em maio do ano passado, por meio de capacitações e palestras oferecidas aos técnicos e professores da Rede.
Como os professores e profissionais da educação fazem parte do universo dos adolescentes na maior parte do dia, o trabalho teve a proposta de orientar esses profissionais, diretores e coordenadores pedagógicos sobre como detectar sinais de depressão em jovens e crianças e desta forma agir no sentido de auxiliar o aluno a superar o problema.
Já as atividades desenvolvidas nas escolas têm o acompanhamento de técnicos da Superintendência de Gestão e Normas. As próximas unidades a serem contempladas com o projeto e que realizarão atividades com os alunos são as escolas municipais Domingos,Gonçalves Gomes, João Nepomuceno, Professora Iracema Maria Vicente e Irmã Edith Coelho Netto.