Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa Deputado Jamilson Name | 06 de março de 2019 - 10h41

Jamilson Name quer solução para famílias que moram embaixo de viaduto

DIRETO DO GABINETE
Os barracos na encosta córrego foram destruídos pela correnteza, mas os moradores não desistem de habitar a área de risco

O deputado estadual Jamilson Name (PDT) solicitou às Secretarias de Assistência Social do estado e do município de Campo Grande a adoção de medidas para auxiliar as famílias que moram embaixo de viaduto da avenida Ernesto Geisel com avenida Manoel da Costa Lima.

A situação dos moradores é grave. São quatro famílias que habitam o local que na semana passada foi destruído pela correnteza. A chuva intensa fez o córrego Anhanduí transbordar. Um dos moradores afirma que o nível da água subiu rapidamente, a ponto de conseguir escapar do barraco com a água do córrego na altura do quadril.

Os barracos na encosta do córrego foram arrastados pela correnteza. As famílias procuraram abrigo no posto de combustível até que a chuva parou e o nível da água baixou. No dia seguinte, novos barracos foram construídos com lonas e madeiras encontradas pelos moradores.

“A situação é crítica, pois essas pessoas estão em vulnerabilidade social extrema e correm o risco de perderem a vida neste período de chuvas. O volume de água que atinge o local é alto e representa um risco maior para os idosos e as crianças. Além disso, a sobrevivência deles é obtida com ajuda de outras pessoas da região e apenas algumas pessoas conseguem renda com a venda de artesanato, porém uma renda insuficiente para conseguir uma moradia em outro local”, explica o deputado Jamilson Name.

O parlamentar descreve que a ação tem que ser imediata para evitar tragédia maior, além de dar segurança e condições mínimas para os moradores que hoje convivem com lixo acumulado, risco de dengue, animais peçonhentos além de ameaças de pessoas que passam pelo local ameaçando expulsá-las à força.

A reivindicação do deputado Jamilson Name na Assembleia Legislativa foi encaminhada para a Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre, secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, e José Mário Antunes da Silva, secretário Municipal de Assistência Social.