Prefeitura promove reunião sobre plano de manejo da APA do Ceroula
PLANEJAMENTO URBANOA Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), realizou na manhã desta sexta-feira (1°), no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês), a 2ª Reunião Ordinária de 2019 do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula).
A reunião incluiu, dentre outros objetivos, a apresentação da metodologia para elaboração do Plano de Manejo da APA (Área de Preservação Ambiental) do Ceroula, realizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Durante o encontro, a Diretora-Presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, destacou que o trabalho a ser desenvolvido pela UCDB e contribuirá para a proteção ambiental do local.
“A região tem forte potencial turístico, tem potencial de abastecimento público, além de ser o único córrego da cidade que está na bacia Pantaneira. Por isso o envolvimento da sociedade, das Universidades e dos integrantes do Conselho Gestor da APA do Ceroula é de grande importância na busca para melhores soluções da gestão dos recursos naturais da região”, destacou.
A Engenheira Sanitarista e Ambiental da UCDB, Ana Paula Teles, informou que a metodologia utilizada para execução do Plano de Manejo inclui a entrega de cinco produtos, que serão executados em 11 etapas em um prazo de 12 meses, conforme contrato assinado em janeiro de 2019.
Também foram pauta da reunião a discussão e a aprovação da Ata da reunião anterior; Assinatura de Termo de Posse de novos representantes do Conselho; divulgação dos eventos “Diálogo de Verão”, Reviva Cultura, Eventos do Dia Mundial da Água e o “Hora do Planeta 2019”. As informações sobre os eventos serão disponibilizadas no website da Planurb.
APA Ceroula
A APA (Àrea de Preservação Ambiental) do Ceroula foi criada pelo Decreto Municipal n. 8.264, de 27 de julho de 2001, com o objetivo de recuperar, proteger e conservar os cursos d’água que compõem a bacia do Córrego Ceroula e também de proteger os ecossistemas locais, suas paisagens notáveis, o solo e demais atributos naturais que possam ser considerados relevantes.
A Unidade de Conservação possui aproximadamente 66.954 ha (sessenta e seis mil, novecentos e cinquenta e quatro hectares), compreendida pela porção da bacia de drenagem do Córrego Ceroula existente no território do Município de Campo Grande.
O Conselho Gestor da APA do Ceroula foi instituído por meio Decreto Municipal n. 8.365, de 26 de dezembro de 2001, e alterado pelo Decreto Municipal n. 13.522, de 18 de maio de 2017.
Plano de Manejo
O Plano de Manejo é um instrumento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei n° 9.985/2000), com objetivo geral de organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas e ainda a sustentabilidade ecológica, econômica e social, com propósito a compatibilizar o crescimento econômico e a proteção dos recursos naturais.