Da Redação | 29 de janeiro de 2019 - 07h45

Arquiteta cria peças de design a partir de madeira 100% sustentável

Após 22 anos sem atuar em Campo Grande, Renata Tavares de Godoy se firma no mercado local de design de móveis e peças a partir de tora de madeira

SUSTENTABILIDADE
De design puramente orgânico, a mesa projetada pelo atelier foi batizada sob o nome curioso de cascata - Foto: Reprodução

Aos 42 anos, Renata Tavares de Godoy se autodenomina arquiteta e urbanista, designer gráfico e artesã. As várias habilidades foram adquiridas após a graduação em arquitetura e urbanismo pela PUCCAMP e 17 anos de atuação na área de design gráfico, em agências de São Paulo.

De volta à terra natal, em 2017, ela deu forma quase que de brincadeira a sua primeira peça. Em parceria com o sócio Douglas Tobias, a criação era para uso pessoal, mas despertou na moça a vontade de fazer mais e, desta vez, em escala comercial.

O potencial do mercado, ainda inexplorado por aqui, foi rapidamente vislumbrado por Renata, que de pronto já se instalou em um galpão, inaugurado em Maio de 2018."Iniciamos as primeiras peças usando madeiras descartadas de obras, árvores retiradas com permissão da prefeitura e que estavam destinadas ao lixão municipal. As gamelas por exemplo são provenientes de galhos, troncos e raízes caídas e em decomposição em um rio da minha fazenda".

Agora empresária, Renata treinou seu olhar para otimizar a compra de tudo que pode virar uma peça de design. " Já adquirimos das lojas locais pranchas de madeiras para execução de tábuas. E, no fim de 2018, compramos uma tora proveniente de uma área de manejo no Norte. Tudo 100% sustentável".

As primeiras peças foram criadas a partir de madeiras descartadas de obras, árvores retiradas com permissão da prefeitura e que estavam destinadas ao lixão municipal - (Foto: Reprodução)

Uma doce nostalgia aparece quando Renata conta sobre as peças marcantes saídas do atelier. "Nossa primeira tábua gourmet foi vislumbrada a partir de um resto de madeira e que foi a geradora de todas as demais".

 Em uma olhada rápida no instagram da empresa @atelierrenatatavares, a foto de uma mesa chama a atenção. De design puramente orgânico, foi projetada pelo atelier e batizada sob o nome curioso de cascata. Ela foi uma das últimas peças executadas com a tora da área de manejo. Aquela lá do Norte.

"Foi um grande desafio, pois todo o processo deveria ser minucioso. Nosso trabalho é extremamente manual, foi uma superação para nós" detalha Renata.

Versatilidade para manobrar material tão resistente não falta. "O atelier transforma raízes em esculturas, objetos de decoração, tábuas e gamelas. Para o futuro, estudamos incluir outros materiais e técnicas, como a fundição de metais" – vislumbra.

Para conhecer, acesse @atelierrenatatavares no Instagram