Saneamento básico e cuidados com a água são os destaques do 9º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental
O prêmio tem o objetivo de valorizar e reconhecer a importância do trabalho do profissional de imprensa na difusão de conhecimento em busca da sustentabilidade
PREMIAÇÃOA Águas Guariroba premiou na noite de ontem (14) os finalistas da 9ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental. Os troféus foram entregues para os autores dos trabalhos vencedores nas categorias: Webjornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo, Jornal Impresso, Fotojornalismo e a categoria Acadêmica. Ao todo, 87 trabalhos foram inscritos nesta edição. O prêmio tem o objetivo de valorizar e reconhecer a importância do trabalho do profissional de imprensa na difusão de conhecimento em busca da sustentabilidade. A presidente da Águas Guariroba, Lucilaine Medeiros, deu boas vindas aos finalistas e destacou o papel desempenhado pelo jornalismo ao levar para a população informações sobre saneamento e cuidados com a água.
"O jornalismo tem um papel fundamental para transmitir à população a mensagem de que o saneamento é sinônimo de saúde e qualidade de vida. A importância do saneamento está intrinsecamente ligada à informação que passamos ao usuário. Dessa maneira, o jornalismo é um grande parceiro ao traduzir esta mensagem para a população, mostrando para as pessoas a qualidade do saneamento em sua região", destacou.
Vencedor na categoria Acadêmica com a matéria "Rios que cortam Campo Grande sofrem com a ação do homem", o acadêmico da Uniderp, Caio Cesar Tumelero, falou sobre o papel do jornalismo na conscientização das pessoas sobre os cuidados com a água e o meio ambiente. "A conscientização ambiental acontece a partir do momento em que a população toma conhecimento dos cuidados que devem ser tomados, e isso acontece quando a informação chega até ela. O prêmio é um reconhecimento sobre este trabalho importante que o jornalismo exerce, principalmente nos temas que envolvem o meio ambiente e saneamento básico", disse o acadêmico.
Na categoria Webjornalismo a jornalista Valdelice Bonifácio, do Diário Digital, foi a ganhadora com a matéria "Água Boa para sonhos bonitos".
"O Prêmio da Águas Guariroba ano a ano promove o aperfeiçoamento da abordagem jornalística sobre temas relevantes como o saneamento básico e a água. A importância deste prêmio está em mostrar para a população o papel vital que a água possui e o quão importante é o cuidado que devemos ter com ela", destacou a jornalista.
Vencedor da categoria Fotojornalismo, o fotógrafo Marco Miatelo, destacou como o saneamento básico pode impactar na vida de uma comunidade. "A fotografia surgiu durante uma matéria de retorno, onde após um ano, visitamos a Aldeia Água Bonita de Campo Grande, que passava a contar com água tratada. E o momento registrado expressa fielmente a mudança que uma água de qualidade pode promover em uma comunidade", disse.
Em telejornalismo, a matéria "Equilíbrio entre homem e a diversidade: Os produtores de água do Guariroba", da jornalista Ellen Genaro da Rede Record, foi a vencedora. "Nosso trabalho consistiu em mostrar uma mobilização que visa proteger as nascentes na região do Guariroba. É uma ação importante pois conta com a participação de produtores e isso mostra o quanto é relevante a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente", destacou a jornalista.
Já na categoria Impresso, o jornalista Eduardo Fregatto, do Correio do Estado, foi o vencedor com a matéria "Em busca do bife sustentável".
"O cuidado com a qualidade do meio ambiente e do saneamento básico é algo que aumentando cada vez mais através da conscientização. O jornalista acaba desempenhando um papel muito importante para este resultado. É uma situação em que todos ganham a partir do momento em que o jornalista tem um olhar sobre este tema e faz com que a informação chegue até o leitor. Isso promove uma reflexão sobre a responsabilidade de se proteger o meio ambiente e garantir um saneamento de qualidade", destacou o jornalista.
Os finalistas receberam certificado e o troféu, que é uma escultura de ipê rosa, assinada pelo artista plástico Isaac de Oliveira. Os primeiros colocados receberam prêmio de R$ 7 mil para primeira colocação e R$ 3 mil para a segunda colocação em cada categoria.