31 de dezembro de 1969 - 21h00

Canto e bravura das aves avaliados em Torneio

Meio Ambiente

Os hobbies estão ficando cada dia mais excêntricos. Em Campo Grande, um grupo de pessoas se reúne para observar o canto e os diferentes níveis de bravura de pássaros.

   Eles fazem parte do Clube Ornitológico de Campo Grande. Para quem quiser saber mais sobre essa atividade que vem ganhando adeptos no Brasil pode comparecer domingo que vem, 19, e no dia 26, no Mini Torneio de Curió e Bicudo de Fibra.

   Apesar do preconceito que assombra os passarinheiros, acusados de tirar a liberdade das aves, já que elas são mantidas em gaiolas, especialistas do assunto como o diretor do Clube Ornitológico local, o engenheiro Luiz Flávio Guimarães, contam que quando em cativeiro os animais vivem de 30 a 40 anos, enquanto na natureza a média de vida gira em torno de 8 a 10 anos. Luiz Flávio ressalta ainda o fato de que todos os pássaros dos cativeiros devem ser cadastrados e anilhados pelo IBAMA.

O que poucos sabem sobre o curió e o bicudo:

- O nome Curió na língua tupi guarani significa “Amigo do Homem”, pois o pássaro gostava de viver perto da aldeia dos índios.
- O bicudo (oryzoborus maximiliani) é um parente muito próximo do curió e também excelente cantor.
 - O Curió aprende a cantar desde pequeno com o pai.
- As aves emitem sons que podem exprimir alegria, tristeza, aviso de alerta.
- Com uma grande variedade de cantos,os pássaros podem emitir até 40 assobios diferentes.
- No Brasil já foram encontrados mais de 187 cantos diferentes. Os mais conhecidos são: Praia Grande, Paracambi, Uberaba, Vi te teu, Mateiro (que é o natural do pássaro). Quanto à repetição pode ser curto (de 1 a 4) ou longo (mais de 5). O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário das praias paulistas e, atualmente, está extinto na natureza. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto.
- O curió além de excelente cantor é um imitador nato, por isso, não é aconselhável criá-lo com outras espécies de pássaros, porque ele aprenderá facilmente o canto delas, perdendo assim a pureza de suas notas musicais características. O melhor tempo para o curió aprender a cantar é quando novo , ainda com 3 meses, colocando o pássaro para escutar o canto através de CD ou de um mestre (pássaro do plantel que tem o melhor canto). Ele também pode aprender depois de velho se for cabeça mole (nome dado pelos criadores a um curió que, ao escutar um canto diferente do seu, troca de canto).

Mini Torneio Curió e Bicudo de Fibra

19 e 26/07/09 - 8h às 12h. Rua José Barnabé de Mesquita - 191. Vila Duque de Caxias - 3361 9039
Dia 03 de agosto acontece o início do Torneio com a marcação de Pontos e término em janeiro.