Mace orienta alunos em relação a uso de drogas
EducaçãoAlunos sendo preparados para enfrentar as diversidades da vida.
Esse foi o reflexo que se pôde observar na formatura do Proerd -Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da MACE.
O evento aconteceu no dia 26, cm teatro lotado de alunos, professores, pais e convidados.
Durante a solenidade de formatura, familiares orgulhosos viram o resultado positivo que a parceria da escola e seus filhos resultou. Ao presenciar os depoimentos de alunos conscientes sobre os malefícios das drogas, ouviam-se comentários entre mães “Este é um trabalho fundamental que a escola oferece. Faz um bem enorme na vida dessas crianças”.
Um dos trabalhos do Proerd é a conscientização através de aulas com prevenção às drogas e à violência. Ações em sala são desenvolvidas com alunos do 5º ano uma vez por semana. O policial militar e instrutor Cabo Costa vai à escola ministrar aulas de prevenção e nelas segue uma cartilha especialmente desenvolvida e adaptada aos alunos.
“São aulas dinâmicas, que levam o aluno a conhecer o perigo que a droga representa. Eles aprendem a ter discernimento entre o que é bom e o que é ruim para o futuro deles”- disse a professora do 5º ano, Leisi Anne Tebalde.
O programa de resistência às drogas é uma parceria que a MACE faz há seis anos. A psicóloga da MACE, Elizabeth Correia, entende que a escola e a família fazem o par ideal para que os filhos fiquem longe das drogas. “Somamos o Proerd a outros projetos ligados à promoção da saúde, como a Semana Nacional Antidrogas e a Semana da Saúde. Além do atendimento diário. É papel da escola e dos pais levar informação ao aluno”, disse.
“O Proerd quer fortalecer valores como a disciplina, o respeito, a família, a sociedade e a solidariedade. E reforça o conhecimento e a reflexão sobre as drogas e a violência”- concluiu a psicóloga da MACE, Denise Sousa.
O que é o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. É um programa de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por policiais militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando atividade preventiva, além de ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.