Brasil recebe o mais novo tratamento para rinite alérgica
TratamentoDoença não atinge apenas no inverno; estudo revela o grande impacto causado pela doença na qualidade de vida dos brasileiros.
Estima-se que 25% da população brasileira sofra de rinite alérgica, uma inflamação da mucosa nasal que compromete significativamente a qualidade de vida dos pacientes. No mundo, a prevalência da doença varia de 9% a 42%, dependendo da região.
Diante desse cenário, chega ao Brasil o mais novo tratamento para a rinite alérgica: trata-se do Omnaris (ciclesonida), do laboratório Nycomed Pharma. Sinônimo da mais alta tecnologia, o medicamento faz parte da classe dos corticosteroides intranasais (ou seja, sprays nasais), sendo ativado somente quando entra em contato com a mucosa nasal, transformando-se em des-ciclesonida, substância ativa, o que diminui consequentemente os efeitos adversos comuns aos outros tratamentos existentes.
”Trata-se de um medicamento inovador na forma de pró-droga inativa que em contato com agentes específicos na mucosa nasal, transforma-se na forma ativa des-ciclesonida. Por conta dessa atuação no organismo é que o medicamento traz alta tecnologia e baixa incidência de efeitos colaterais ao paciente”, explica João Ferreira de Mello Jr., médico-chefe do Grupo de Alergia em Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ao contrário de outros medicamentos da categoria (suspensões isotônicas), Omnaris (ciclesonida) é uma suspensão hipotônica, com maior concentração de água em relação às células da mucosa nasal, o que facilita a penetração nessas células.
Além disso, essa característica permite uma maior aderência do produto na região, proporcionando um tempo de permanência e eficácia no alívio dos sintomas, ao longo de 24 horas.
O início de ação também é diferenciado, sendo de apenas uma hora após a aplicação. Como comparativo, os outros tratamentos da mesma classe levam entre sete e 72 horas para fazer efeito. Estudos também demonstraram a segurança e a eficácia da utilização do produto por um ano, sem interrupções.