Arte e cultura da fronteira no “Festival de Porto Murtinho”
Interior
Como já é tradição, o Festival acontecia sempre no último final de semana do mês de outubro, exceto em 2010.
Assim, a comissão organizadora do evento juntamente com o prefeito Nelson Cintra, decidiram a nova data, sendo de 12 a 15 de novembro. Devido ao período da piracema, que se inicia no dia 05 de novembro, as atividades de pesca não acontecerão neste ano.
Porém, continua na programação a ‘Travessia do Rio a Nado’, ‘Corrida de Barco’, ‘Corrida de Chalana’ e o inusitado ‘Circuito Internacional de Corrida e Caminhada no Dique’, organizado em parceria com o Exército Brasileiro, através da 2° Companhia de Fronteira.
Além disso, o Festival Internacional irá banhar a alma dos turistas com as melhores apresentações culturais do Estado e dos países vizinhos Argentina, Paraguai e Bolívia. A sexta edição do FestiPorto ainda traz o encantador Desafio do Touro Candil, com os Touros Bandido e Encantado, transformando a cidade em uma verdadeira aquarela cultural da fronteira.
Para agitar a noite daqueles que estiverem acompanhando o festival, uma atração nacional de grande porte foi contratada. O grupo ‘Bonde do Forró’ deve ferver a Praça de Eventos da cidade com sua única apresentação em MS.
O 6° Festival Internacional de Porto Murtinho tem o apoio cultural do Governo do Estado, Fundação de Cultura, Fundação de Turismo, Fundesporte, Sebrae, Banco Rural, Banco do Brasil, Marfrig, Enersul, Sanesul, Unisol e Fandreis.
Ainda nas atrações, um acontecimento ícone do Festival, o encontro dos touros.
Desafio dos Touros
O Festival Internacional de Porto Murtinho é um evento que acontece anualmente e está inserido no calendário cultural de MS. O foco do festival é a tradicional disputa dos Touros: Bandido e Encantado, um misto de religiosidade e folclore. Durante a apresentação as duas equipes, com aproximadamente 60 componentes, disputam na arena a paternidade legítima do Touro Candil com um grande espetáculo de dança. A apresentação folclórica faz parte da cultura paraguaia e está inserida na festa da padroeira de Porto Murtinho, a Virgem Santa de Caacupê.
Durante o festival todas as competições realizadas no rio Paraguai estarão contando pontos para os touros. Logo na inscrição o participante escolhe a cor que representa e ganha a camiseta de seu respectivo touro, verde para o Bandido e amarela para o Encantado.
Os touros se apresentam durante todo o festival. Na primeira noite são os dois na arena e depois vão se revezando durante os dias da festa. No último dia sai o resultado com a contagem dos pontos.
O público também poderá votar no seu touro favorito pela internet e, na entrada da praça de eventos haverá as catracas contando pontos, uma verde e uma amarela, para que a população escolha por qual passar.